QUAIS SÃO OS CUSTOS DE IMPORTAÇÃO? Por Ângela Medeiros

31/07/2019

Olá pessoal! Vamos falar um pouco sobre os custos de uma Importação? Então vamos lá!

No momento em que se decidi colocar uma ordem de compra com um fornecedor no exterior, se torna necessário simular os custos de importação para saber se é viável ou não seguir com a importação. Mas, quais custos deves considerar?

É importante, em primeiro lugar, entender o que engloba no processo de logística internacional e nacional, classificação fiscal do produto (NCM), valores cobrados por terceiros envolvidos no processo para assim conseguir identificar os custos de sua importação. Outro fator importante, é saber ratear os custos para achar o custo de cada unidade de sua mercadoria. Não é simplesmente somar tudo e dividir pela quantidade ou valor.

Separamos a formulação dos custos em alguns Blocos. É importante calcular cada bloco conforme a sua ordem, pois, uma incide na outra.

Bloco 1 - Valor CIF (Cost, Insurance, Freight)

Soma o frete+seguro+thc (se for marítimo) +valor da mercadoria. Este valor serve de base de cálculo para os impostos e outras despesas incidentes na importação.

Bloco 2 - Calcule os impostos federais conforme a alíquota de cada NCM

Os impostos federais incidentes nas importações são:

II - Imposto de Importação

IPI - Impostos sobre produtos industrializados

PIS - Programas de Integração Social

COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

O imposto Estadual:

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Cada estado tem a sua política de alíquotas sobre as mercadorias importadas. É importante sempre verificar se há alguma redução de alíquota para o seu produto.

Bloco 3 - Despesas no país de destino

Inclua na simulação, todas as despesas no Brasil como armazenagem no porto/aeroporto, transporte interno, despesas com fechamento de câmbio, INFRAERO etc.

Queres saber mais detalhes em como exatamente calcular cada imposto? Quais despesas considero como Despesas Aduaneiras que incide na base de cálculo do ICMS? E qual é a diferença entre os cálculos se a empresa for de lucro real ou presumido ou simples? Será que está faltando algo em seu processo de importação? Como podes melhorar o fluxo em sua empresa?

A Cagliari Consultoria tem todas as respostas para você, e muito mais! Participe de nossos treinamentos na área de importação. 

(54) 9 9989-9555 (cell/whats)

treinamentos@cagliariconsultoria.com.br