Principais diferenças culturais que podem impactar em uma negociação internacional

10/08/2018

  • Por Ângela Medeiros - Diretora Cagliari Consultoria

Pontualidade - enquanto um atraso pode ser aceitável em alguns países, em outros um atraso é sinal de falta de profissionalismo, falta de comprometimento e indica que a pessoa não dá importância á reunião.

Cumprimentos ou Saudações - Todo país tem sua própria forma de cumprimentar uns aos outros. Em muitos casos precisa-se respeitar o "personal space" do indivíduo, pois, nem sempre é o toque é aceitável. Beijo no rosto, por exemplo, nos EUA é completamente inapropriado. 

Quebra-gelo - Enquanto no Brasil iniciamos reuniões com quebra-gelos falando de questões pessoais, em outros países isto pode ser inapropriado.

Clareza - Enquanto no Brasil há sempre um "depende", "talvez", ect... em outros países, é necessário ser mais claro, objetivo, e direto para assim conseguir fechar o negócio. Time is money!

É necessário estudar os aspectos culturais do país em qual estás negociando. Dê atenção aos costumes imperativos, facultativos e exclusivos e saiba diferenciar os países policrônicos dos países monocrômicos para assim saber como administrar o tempo. Para mais informações, leia Edward T. Hall .