Porque ter um plantão Psicológico empresarial? por Priscila dos Reis

23/04/2020

No mundo dos negócios, diante a correria do dia a dia, pressão pela busca de ótimos resultados pode fazer com que os colaboradores comecem a desencadear certas psicopatologias como a depressão e a ansiedade.

De acordo com diversas pesquisas, colaboradores que se sentem valorizados, satisfeitos, e felizes no ambiente do trabalho apresentam desempenhos melhores do que se comparados com aqueles que se sentem, preocupados, isolados e descontentes.

Considerando essas questões que interferem diretamente na produtividade muitas empresas entendem cada vez mais que praticar modelos de gestão mais humanizados trazem retornos positivos para o colaborador, para o time e a empresa em sua totalidade.

Para se ter bons resultados é necessário ter um olhar voltado para a vida emocional e a saúde mental dos colaboradores, por isso, o plantão psicológico nas empresas é uma prática que vem sendo adotada.

O que é o Plantão Psicológico Empresarial?

Plantão Psicológico Empresarial é um serviço efetuado por um psicólogo organizacional "in company". Os atendimentos são realizados dentro do ambiente da empresa e são para colaboradores que precisam expressar suas dificuldades ou problemas da vida pessoal ou profissional. O intuito dos atendimentos é proporcionar o bem-estar psíquico para o colaborador e muitas vezes o foco do atendimento passa a ser a qualidade de vida no trabalho. Os atendimentos são breves e buscam apoiar a resolução de questões pontuais apresentadas pelo colaborador.

Durante esses atendimentos podem serem trabalhadas várias questões, pois se o colaborador não está bem emocionalmente, com certeza essa condição vai interferir na vida profissional e vice-versa. Durante os atendimentos é possível, até mesmo, direcionar tratamentos a psicopatologias corriqueiras da atualidade como depressão, ansiedade e estresse, através de aconselhamentos e encaminhamentos aos diferentes profissionais.

Caso seja necessário tratamento especifico e prolongado o colaborador será orientado a buscar auxílio também de outros profissionais.

Os atendimentos devem serem realizados em um ambiente reservado que se mantenha e preserve o colaborador em aspectos de discrição e também sigilo. Com relação ao que é falado durante os atendimentos, o psicólogo por ética profissional deve prezar pelo respeito e a confidencialidade dos conteúdos relatados pelo colaborador.

O plantão psicológico é um atendimento que propõe um olhar para a integração da totalidade do colaborador, ou seja, vida pessoal e vida profissional e suas interrelações, como forma de promover bem-estar emocional e saúde mental.

Quais são os objetivos do Plantão Psicológico Empresarial?

Sendo o Plantão Psicológico Empresarial, uma ferramenta de recursos humanos que busca a satisfação dos colaboradores, o objetivo do atendimento é orientar e intervir diante as questões que podem prejudicar a produtividade do trabalho, ou seja, dificuldades pessoais e emocionais do colaborador que estão atrapalhando o seu o desempenho no trabalho.

O psicólogo fará o trabalho de escutar, direcionar, e pensar possibilidades para as soluções dos dilemas apresentados procurando minimizar aspectos desajustados frente ao trabalho. Além de proporcionar uma valorização do bem-estar emocional, quando se pratica esses atendimentos psíquicos na organização, se um tem aumento na satisfação e comprometimento dos seus colaboradores e o clima organizacional tende a melhorar.

Quais são as vantagens e benefícios do Plantão Psicológico Empresarial?

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Promove maior engajamento, comprometimento dos colaborados com a empresa, visto que os colaboradores se sentem mais valorizados e satisfeitos;
  • Melhora relacionamentos interpessoais e reduz conflitos, pois promove o trabalho em equipe de forma mais engajada;
  • Melhora o clima organizacional da empresa;
  • Aumento da motivação interpessoal;
  • Diminui as ausências e afastamentos do trabalho;
  • Minimiza sintomas negativos e proporciona ao colaborador maior resiliência diante as questões do trabalho;
  • Aperfeiçoar a comunicação e reduzir ruídos entre colaboradores;
  • Aumenta a qualidade de vida profissional e pessoal.

Quais são os tipos de demandas possíveis?

Sendo o plantão psicológico uma modalidade de atendimento breve e focado, os colaboradores devem expor as questões que lhe são prioritárias. Por exemplo:

  • Acolhimento ao colaborador em situações de urgência, através da escuta empática ajudando o mesmo a ressignificar situações complicadas de vida;
  • Auxiliar no processo de mudanças e pressões constantes que fazem parte do cotidiano;
  • Planejamento pessoal de carreira;
  • Aconselhamento e orientação diante uma determinada necessidade, dificuldade ou dilema vivido;
  • Orientação sobre aspectos de qualidade de vida no trabalho;

O bem-estar psicológico é um grande benefício que uma empresa humanizada pode oferecer aos seus colaboradores. Ficou interessado? Quer saber mais? Estamos à disposição para desenhar uma proposta de Plantão de Atendimento Psicológico Empresarial personalizada para sua empresa. Consulte-nos!

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