KPI's - Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance)por Marta Cagliari

05/12/2018


Você profissional de Supply Chain, mede seus resultados? Como comprova sua competência? Seus indicadores refletem a realidade de seu setor?

Utilize indicadores  ao seu favor !!!

Os indicadores servem para comparar a métrica com um valor base definido previamente (baseline), ou com um resultado esperado. Por isso, são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.

Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, fala que "Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, não pode aperfeiçoá-lo".

Os principais Indicadores Utilizados Pela Área de Compras são: Saving, Cost Avoidance; Volume de compras; Prazo médio de pagamento; Lead Time; Erro nas requisições; Requisições eletônicas; Requisições devolvidas; Evolução de preço; Itens sob contrato; Custos de Suprimentos; Coverage; Eficiência de cotação; Solicitações atendidas; Solicitações atendidas no prazo; Solicitações urgentes; Satisfação do cliente; Percepção de valor; Entregas sem erro; Devoluções; Atendimento do pedido (Fill Rate); Tempo de entrega dos produtos; OTIF; On Time; In Full; ROI; Nível de compliance dos fornecedores; Gastos de compras non-compliant; Turnover; Capacitação técnica da equipe de compras; Nível de maturidade do comprador.

Se os indicadores habituais não atendem aos objetivos da sua área, crie indicadores próprios, para isso algumas perguntas devem ser respondidas para assertividade na criação:

  1. Que problema iremos atacar?
  2. Que objetivo queremos alcançar?
  3. Qual é a nossa meta?
  4. Como podemos saber que o objetivo e a meta estão sendo alcançados?
  5. Qual será nossa unidade de referência?
  6. Que relações numéricas podemos estabelecer?
  7. Que fonte de dados usaremos para obter as informações necessárias?

Os indicadores devem contribuir de forma explícita para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, eles devem estar intimamente relacionados às principais conclusões do processo de elaboração do planejamento, devem medir performance e não atividade, ser analisados em conjunto e nunca isoladamente, devem custar o mínimo possível e ter o máximo de justificativa possível, ser simples e de preferência exigir pouca ou nenhuma explicação, permitir fixação de metas e autonomia na obtenção das mesmas e a interpretação dos dados deve subsidiar o processo decisório.