KPI's - Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance)por Marta Cagliari

Você profissional de Supply Chain, mede seus resultados? Como comprova sua competência? Seus indicadores refletem a realidade de seu setor?
Utilize indicadores ao seu favor !!!
Os indicadores servem para comparar a métrica com um valor base definido previamente (baseline), ou com um resultado esperado. Por isso, são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, fala que "Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, não pode aperfeiçoá-lo".
Os principais Indicadores Utilizados Pela Área de Compras são: Saving, Cost Avoidance; Volume de compras; Prazo médio de pagamento; Lead Time; Erro nas requisições; Requisições eletônicas; Requisições devolvidas; Evolução de preço; Itens sob contrato; Custos de Suprimentos; Coverage; Eficiência de cotação; Solicitações atendidas; Solicitações atendidas no prazo; Solicitações urgentes; Satisfação do cliente; Percepção de valor; Entregas sem erro; Devoluções; Atendimento do pedido (Fill Rate); Tempo de entrega dos produtos; OTIF; On Time; In Full; ROI; Nível de compliance dos fornecedores; Gastos de compras non-compliant; Turnover; Capacitação técnica da equipe de compras; Nível de maturidade do comprador.
Se os indicadores habituais não atendem aos objetivos da sua área, crie indicadores próprios, para isso algumas perguntas devem ser respondidas para assertividade na criação:
- Que problema iremos atacar?
- Que objetivo queremos alcançar?
- Qual é a nossa meta?
- Como podemos saber que o objetivo e a meta estão sendo alcançados?
- Qual será nossa unidade de referência?
- Que relações numéricas podemos estabelecer?
- Que fonte de dados usaremos para obter as informações necessárias?
Os indicadores devem contribuir de forma explícita para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, eles devem estar intimamente relacionados às principais conclusões do processo de elaboração do planejamento, devem medir performance e não atividade, ser analisados em conjunto e nunca isoladamente, devem custar o mínimo possível e ter o máximo de justificativa possível, ser simples e de preferência exigir pouca ou nenhuma explicação, permitir fixação de metas e autonomia na obtenção das mesmas e a interpretação dos dados deve subsidiar o processo decisório.