Covid-19: Como manter sua saúde mental em dia por Priscila dos Reis

07/04/2020

Antes do coronavírus desembarcar aqui no Brasil, já havia dados da Organização Mundial da Saúde apontando que somos um dos países mais ansioso do mundo. E hoje estamos de quarentena e não há como negar, são tempos difíceis. O futuro torna-se incerto nossas vidas sofrem alterações na rotina, nos planos, nos negócios, nas comemorações, nas viagens, ou seja, tudo cancelado sem data pré definida para se reestabelecer.

Muito se fala nos cuidados e na prevenção ao vírus, é importante seguir todas as orientações, mas não podemos esquecer que precisamos cuidar da nossa saúde emocional, assim como, da nossa saúde física.

Todas essas questões prejudicam diretamente a economia mundial e também afetam a saúde mental de todos, é fato que todos vamos perder algo diante essa crise a diferença é que como somos seres únicos com pensamentos e percepções diferentes alguns sofrerão mais e outros menos. Esse cenário nos causa muitas preocupações, isolamento, medos, incertezas, insegurança perante algo que aparentemente não temos controle.

Frente a esse olhar a Consultoria Cagliari, compartilha aqui algumas dicas de como cuidar da saúde emocional neste momento:

  • Evite bombardeio de informações no período da quarentena, pois o excesso de informações pode aumentar os níveis de ansiedade. Dessa forma, evite ficar o dia todo na frente da televisão percorrendo os noticiários. Não leia qualquer matéria na internet. Para não ficar o tempo todo com o seu pensamento voltado a isso escolha um horário do seu dia para buscar informações e procure se abster de conteúdos de fontes confiáveis.
  • Mantenha uma rotina, organize o seu tempo e estabeleça horário para acordar, fazer as refeições, trabalhar se for modalidade home office, praticar atividades físicas e relaxar. Lembre-se que importante beber água, manter uma alimentação saudável, e ter um boa noite de sono.
  • Faça algo diferente, algo que você goste, agora que está com um pouco mais de tempo pode colocar em prática aquelas atividades e ou ideias que normalmente você não conseguiria conciliar em sua agenda apertada. Aí vale praticar aquele hobby que você gosta, assista filmes e séries bacanas, leia bons livros, faça um artesanato, um curso online e gratuito, vale até praticar uma "panelaterapia". Se você não sabe o que gosta procure pensar sobre isso e busque ideias no mundo da internet.
  • Se conecte com as pessoas, o isolamento social pode aflorar sentimentos de solidão, rejeição e abandono. Por isso, faça uso das tecnologias e redes sociais, pois é importante manter-se conectado as pessoas que você ama. Ligue e fale com familiares e amigos como você se sente. É uma maneira de passar o tempo e distrair os pensamentos, além de não se sentir sozinho, pois realmente você não está sozinho, estamos todos juntos vivendo essa situação.
  • Cuide de seus pensamentos, ao longo do dia procure controlar e cultivar pensamentos positivos e otimistas, não se deixar levar por pensamentos ruins, pois isso, pode lhe causar muita ansiedade atrelada a vários sentimentos e emoções ruins.
  • Pense no coletivo e pratique a empatia, é um momento de cuidar de nós mesmos, mas também não podemos esquecer do próximo. Você pode oferecer ajuda, atenção e até mesmo palavras de conforto para aquela pessoa que você sabe que está precisando. Caso perceba que a pessoa não está conseguindo enfrentar esse momento difícil sozinha busque ajuda de um psicólogo online.
  • Cuide-se faça terapia online, a terapia pode ser uma grande ajuda em diferentes momentos de nossas vidas e neste momento não poderia ser diferente. O psicólogo pode ajudar a lidar com as emoções, os sentimentos, e os pensamentos negativos, por isso, não hesite se precisar de ajuda tenha a certeza de que você não está sozinho este é um momento delicado pela qual todos nós precisamos enfrentar juntos.

O time da Cagliari deixa aqui um forte abraço a todos que estão em quarentena. Estamos otimistas que juntos vamos vencer essa batalha.

Nós estamos atendendo na modalidade home office e ficamos a disposição para pensarmos juntos soluções para enfrentar esse momento.

Agende um horário e conheça nossas soluções!

Junto somos mais fortes!

Agendamentos: comercial@cagliariconsultoria.com.br

Fone: 054 9 8403-4107