Compras: Planejamento estratégico, indicadores e negociação. por Marta Cagliari

01/08/2018

Nos últimos anos, em que o Brasil tem vivido severa crise econômica e política, as empresas vêm sentindo a diminuição do consumo e conseqüentemente junto uma diminuição da receita, forçando assim uma redução em custos. Nesse contexto o setor de compras passou a ser remodelado e o que antes parecia ser um setor figurante acabou sendo e visto de fato desta forma, porém este contexto não deve ser aceito nem pelos profissionais da área e nem pelas empresas.

Este é um excelente momento para que o setor se sobressaia perante o mercado já que é um setor puramente estratégico, pois de nada adianta as empresas venderem, bater metas estipuladas aumentarem seus percentuais, se não existir uma compra adequada, e não somente considerando preços aqueles 5% de desconto, mas também nos ganhos de Saving que podem consideravelmente aumentar a lucratividade das empresas.

Lembra daquele cara que ocupava uma posição sem destaque e decisão dentro das empresas, responsável por eternas cotações? Aquele profissional que passava seus dias em um processo rotineiro e repetitivo, preocupando-se, somente, com descontos e prazos? Ele não existe mais!

O mercado mudou e, ele não é um robô que veio do futuro para exterminar os maus fornecedores e mudar o curso da Cadeia de Valores, mas já é possível e coerente dizer que o perfil do comprador evoluiu verdadeiramente, este profissional deve reconhecer bem o que esta comprando e entender o mercado em que estão inseridos, bem como seus os fornecedores e todas as possibilidades de fornecimento possíveis.

É hora de atualizar o currículo

A maratona de workshop disponibilizada pela CAGLIARI traz para você as mais modernas e atuais praticas relacionadas a compras, se você nunca ouviu falar em Strategic Source é bom correr atrás do prejuízo, é metodologia responsável por redução de custos e aumento de desempenho da cadeia produtiva é o tema do momento no setor de compras.

O mercado está passando por mudanças culturais, mas ainda é muito comum encontrar empresas com baixo nível de maturidade no setor de compras. O grande erro da maioria das pessoas é investir em networking somente quando se está desempregado. O contato com outros profissionais deve ser constante, as três etapas disponibilizadas funcionam como um guia para os alunos implementarem seus projetos depois do curso, a didática e puramente aplicada, é feito uso de template, são criados grupos onde cada um é desafiado a ajudar nas soluções dos problemas do dia a dia, com muita interatividade, são usados casos reais na aplicação do Strategic Sourcing em compras.