Cenário atual e a evolução dos processos de compra por Carla Hoffmaisterr

02/09/2020

O cenário de pandemia global, crise econômica, distanciamento social, dentre outros fatores, aceleraram processos anteriormente já conhecidos e explorados, mas que vinham caminhando a passos lentos. Há tempos se fala de otimização de processos, ganho de produtividade, era de compras e indústria 4.0 e vendas digitais que, puxado por esse cenário, mostrou a necessidade de evoluirmos 5 anos em 1.

A crise latente, e possivelmente duradoura, acabou levando empresas a fecharem suas portas e, podemos continuar presenciando esse tipo de fato, se nossas empresas não se adaptarem rapidamente. Estamos preparados para isso ou, a exemplo de outras empresas, vamos ver nossas portas se fecharem por falta de recurso?

Quando as despesas engolem grande parte do faturamento, quaisquer recursos mal-empregados podem fazer a diferença entre a sobrevivência e a falência total. Não podemos falar apenas de digitalização, falamos de otimização de processos, de recursos humanos, recursos financeiros e, sobretudo, em foco no que realmente agrega valor ao nosso negócio.

Comprar melhor e com maior eficiência, reestabelece margens, aumenta lucratividade e pode ser a diferença entre o vencer a crise ou deixa-la vencer você. No mundo globalizado a empresa que estiver sozinha poderá desaparecer do mercado.

As empresas menores e com menos volume de compras, sofrem constantemente com a dificuldade de se tornarem competitivas frente aos grandes concorrentes, que negociam com indústria e que tem poder de ditar os valores de mercado. Unir esforços pode dar aos pequenos essa envergadura e fazer com que você se destaque em tempos difíceis.

Valorizar quem contribui nessa evolução, estabelecer parcerias e potencializar conhecimento é o segredo para evoluirmos no mercado cruel. Se a briga é de gigantes, sejamos gigantes.

Carla Hoffmaister  (51) 9 8185-0058