BRASIL X CHINA, por Marta Cagliari

25/07/2018

Falar de exportação para China ou importação da China já se tornou rotina entre empresários brasileiros por dois motivo. O primeiro é que o país asiático se tornou parceiro comercial do Brasil em 1993, o que facilita muito o desenvolvimento de negócios entre os dois países. Assim, acordos como o que foi feito no mês de maio do ano de 2015 entre os governos para investimentos em vários setores como planejamento, infraestrutura e transporte, facilitam as relações e reforçam os sistemas econômicos nos dois lados.
O outro fator, e talvez o mais importante, é o crescimento da economia chinesa. De simples camponeses, os chineses se solidificaram como potência mundial em poucos anos com números econômicos assustadores.
De simples 2% de crescimento anual, a China quase alcançou o número de 12% de crescimento em 2012. Esses números espelham o crescimento social chinês como a quantidade de pessoas nas zonas urbanas, que da década de 70 era de 17%, hoje já passa de 60%. A escassez de produtos básicos não existe mais como na década de 70, hoje a China importa muito produtos que não consegue produzir e se constituiu como a segunda maior economia do mundo, subindo da décima posição econômica para o lugar atual.
Assim, a corrente de comércio entre os dois países se tornou promissora par os dois lados, pois, a China com seus histórico de ser o maior exportador do mundo e o segundo maior importador e os incentivos governamentais brasileiros só facilitam essa relação que chegou aos números de 77,9 bilhões na corrente entre os dois países, sendo que US$ 40,6 bilhões em exportações e US$37,3 de importações.
Portanto, está mais do que claro que a oportunidade nesse mercado está consolidada e, cada vez mais, promissora.
Cada país tem suas formas de negociação e sistemas próprios que devem ser seguidos numa mesa de negociação, assim, se o empresário não tem experiência nessas temáticas seria bem aconselhável usar os serviços de uma empresa especializada nessas negociações, a CAGLIARI pode fazer todo o processo para sua empresa desde desenvolvimento, negociação e todo processo documental de importação ou exportação.
contato@cagliariconsultoria.com.br